Uma das características da população nos últimos anos tem sido o aumento da proporção de idosos, devido à maior expectativa de vida, havendo, consequente, aumento das doenças crônicas não transmissíveis.
Esse é um grupo de patologias como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade, que leva a redução de qualidade de vida e o aumento de morte da população.
São muito importantes a prevenção precoce e diagnóstico da obesidade, para a promoção de saúde, não pode ser apenas um fator de risco para outras doenças, mais também por diminuir o tempo de vida e a aceitação social dos indivíduos, que se sentem excluídos pelos padrões estéticos atuais.
A globalização, o consumismo, a necessidade dos prazeres rápidos e de respostas imediatas contribuem para o aparecimento da obesidade, pois ela envolve uma relação complexa entre corpo-saúde-alimento em desenvolvimento.
O que é obesidade?
Pode ser compreendida como uma gravo de caráter multifatorial que envolve questões biológicas, históricas, ecológicas, econômicas, , sociais, culturais e políticas. É definida, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, como o grau de armazenamento de gordura no organismo associado à riscos para a saúde, devido a sua relação com várias complicações metabólicas.
Suas causas principais:
- Excesso na ingestão de alimentos de alta densidade energética, ricos em açúcares simples e em gorduras saturadas e pobres em fibras, o que proporciona condições dietéticas que facilitam o surgimento da obesidade.
- Mudanças na vida (casamento, viuvez, separação); alterações hormonais e no ciclo reprodutivo, fatores psicológicos (como o estresse, a ansiedade, a depressão e a compulsão alimentar), tratamentos medicamentosos (como psicofármacos e corticoides), a suspensão do hábito de fumar, o consumo excessivo de álcool e a redução drástica de atividade física.
Como saber que eu estou obeso?
O índice de massa corpórea (IMC), é recomendado para a medida da obesidade, em adultos. É estimado entre o peso (em quilogramas) e a estrutura (em metros), de acordo com a fórmula abaixo.
Quais os riscos da obesidade
- Excesso de peso;
- Mortes por conta de doenças do aparelho circulatório, principalmente de acidente vascular - cerebral e de infarto agudo do miocárdio, do que indivíduos com peso adequado;
- Baixo consumo de frutas e hortaliças, fonte de fibras e de substâncias antioxidantes, do consumo de gorduras saturadas, açúcares e álcool;
- Deficiência da prática de atividade física.
O que fazer?
Prática regular de exercício físico e alimentação balanceada.
Comentários
Postar um comentário