Pular para o conteúdo principal

Quais os tipos de diabetes?

A principal forma de classificação atual do diabetes é em relação à sua causa: os tipos de diabetes mai frequentes são o diabetes tipo 1, anteriormente conhecido como diabetes juvenil, que compreende cerca de 10% do total de casos, e o diabetes tipo 2, anteriormente conhecido como diabetes do adulto, que compreende cerca de 90% do total de casos. Outro tipo de diabetes encontrado com maior frequência e cuja causa ainda não está esclarecida é o  diabetes gestacional, geralmente detectado no pré-natal.

Diabetes tipo 1

As células produtoras de insulina são destruídas, levando à deficiência total do  hormônio. Nesse caso, a administração de insulina é necessária para prevenir complicações, que podem levar ao coma e à morte.
O desenvolvimento do diabetes tipo 1 pode ocorrer de forma rápida, principalmente em crianças e adolescentes, ou de forma lentamente progressiva geralmente progressiva.

Diabetes tipo 2

O termo "tipo 2" é usado para designar uma deficiência relativa de insulina. A administração de insulina nesses casos, quando efetuada, visa a alcançar o controle da glicemia. O que ocorre com o portador é a resistência à ação da insulina, pois seu organismo não reage adequadamente ao hormônio, embora não esteja em níveis normais. A maioria dos casos apresenta excesso de peso ou o acúmulo de gordura na região abdominal.

Diabetes gestacional

É a hiperglicemia diagnosticada na gravidez, de intensividade variada, geralmente se resolvendo no período pós-parto, mas retornando anos depois em grande parte dos casos.

Comentários